sábado, 11 de abril de 2009

O Papel do Atleta

O técnico Bernardinho, da seleção brasileira de vôlei, escreveu em seu livro "Cartas a um Jovem Atleta" uma frase que mostra a diferença do atleta para "O" atleta: "O atleta tem que gostar de competir, mas principalmente adorar o treinamento e todo o seu processo."
Com esta frase que começo falando das obrigações que um atleta tem que ter, tanto no seu processo de treinamento, quanto fora dele. Mostrando que não é apenas no treinamento que se faz um campeão.
O atleta tem que gostar de treinar e não estar por obrigação ou dinheiro (neste caso, vi vários atletas perderem o espírito esportivo), tem que treinar não apenas o seu corpo ao limite, mas sua mente também. Mente fortalecida, quer dizer mente difícil de ser vencida.
Então como conseguir chegar ao grande objetivo profissional? FOCO. Esteja focado sempre ao objetivo que quer alcançar. Os fatores fora do treinamento podem ser seu melhor amigo, mas também podem ser seu pior inimigo se seguir o caminho da farra e das noitadas. E muitos falam que isso não influência no treinamento, mas foi provado que sim, inclusive nas competições.
Para fechar este texto, quero apenas deixar uma dúvida no ar para todos. Muitos podem até saber a resposta, mas com certeza outros precisam pensar mais sobre isso.
As provas de natação não são decididas muitas vezes por miléssimos de segundo. Será que um dia que você matou um treino, ou foi para uma noitada e bebeu, onde não conseguiu treinar direito depois, não pode ter sido decisivo também? Será que não pode ter sido crucial para a perda do seu grande objetivo? Se foi, o que vai fazer em relação a isso? Vai continuar ou vai mudar a sua forma de agir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário